19/10/2021

Lisboa, 18 de outubro de 2021 – Amanhã, dia 19 de outubro, decorre a edição de 2021 do Colóquio Fundação Grünenthal, a partir das 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A cerimónia é dedicada ao tema “Canabinoides e Cognição: Implicações para o Uso em Controlo de Dor” e terá como moderador o Professor Doutor Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal.

Durante o evento, serão entregues ainda o Prémio Grünenthal Dor 2020, que distingue dois projetos nas vertentes de investigação básica e clínica, entregues, respetivamente, aos trabalhos “Serotoninergic and noradrenergic descending pain modulation in an animal model of chemotherapy-induced neuropathy”, da autoria de José Tiago da Costa-Pereira, Joana Ribeiro, Paula Serrão, Isabel Martins, Isaura Tavares, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e ao trabalho “Non-Adherence to Pharmacotherapy: A Prospective Multicentre Study About Its Incidence and Its Causes Perceived by Chronic Pain Patients”, de Rute Sampaio, Luís Azevedo, Claúdia Camila Dias, José Castro Lopes, igualmente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Durante o Colóquio será também entregue a Bolsa de Jovens Investigadores 2021, que distinguiu o projeto intitulado “O papel dos microRNA146a e microRNA155 na dor e progressão da osteoartrose”, da autoria de Daniela Santos Oliveira, Joana Gomes, Fani Neto, Carlos Vaz, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A Bolsa de Apoio a Projetos de Investigação na Área da Dor 2021 reconhece, nesta edição, os projetos “Endophenotypical Determinants of Chronic Post-Surgical Pain Trajectories”, dos autores Inês Ferreira Vieira, José Miguel Pêgo, Hugo Leite-Almeida, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e o projeto “Dor Crónica Pós-AVC: Neuroimagem e Regulação da Emoção”, de Teresa Lapa, Mafalda Castro, Ana Filipa Correia, César Nunes, Miguel Castelo Branco e João Sargento, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A Fundação Grünenthal tem a missão de investigar e divulgar conhecimento científico em Portugal, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento. Por essa razão, promove e patrocina prémios destinados a galardoar trabalhos de investigação científica, bem como jornalísticos, que se enquadrem nos seus objetivos estatutários.

Programa do Colóquio Fundação Grünenthal:
17H00 – Introdução Professor Doutor Walter Osswald
17H05 – Conferência “Canabinoides e cognição: implicações para o uso em controlo de dor” Professora Doutora Ana Sebastião
17H50 – Entrega do Prémio Grünenthal Dor 2020
18H20 – Entrega da Bolsa de Jovens Investigadores 2021
18H40 – Entrega da Bolsa de apoio a Projetos de Investigação na Área da Dor 2021
19h00 – Encerramento

Maria João Serra