21/06/2024

• O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 15 de agosto de 2024.
  • O prémio destina-se a todos os jornalistas, com carteira profissional válida, residentes em Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
  • O valor total do prémio é de 3.000 euros.

A Fundação Grünenthal e a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor anunciam a abertura das candidaturas para a 12ª edição do Prémio de Jornalismo, que visa incentivar e reconhecer a excelência de trabalhos jornalísticos em língua portuguesa sobre a temática da dor.

O prémio destina-se a todos os jornalistas com carteira profissional válida, residentes em Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, cujos trabalhos tenham sido publicados na Imprensa escrita, Imprensa online, Televisão ou Rádio, entre 01 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023.

Aos dois melhores trabalhos a concurso, escolhido por um Júri a quem competirá a avaliação dos trabalhos, composto por personalidades indicadas pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, pela Fundação Grünenthal e pelo Sindicato de Jornalistas, serão atribuídos um Primeiro Prémio, no valor de 2.000 euros, e um Segundo Prémio, no valor de 1.000 euros.

Ao Prémio de Jornalismo na área da Dor podem concorrer todos os trabalhos jornalísticos que abordem qualquer tipo de dor, aguda ou crónica, como, dor orofacial (ex. nevralgia do trigémeo, dor dentária), dor musculosquelética (ex. artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia, osteoporose), dor neuropática (neuropatia diabética, dor após amputação de um membro), dor oncológica, dor pós-cirúrgica, entre outras.

O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 15 de agosto de 2024.

Mais informações sobre o regulamento aqui

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.
A Fundação desenvolve diversas iniciativas de apoio à investigação, formação e divulgação científica e social, com o intuito de sensibilizar sobre o impacto significativo do sofrimento e da deterioração da qualidade de vida dos doentes que sofrem de dor; e satisfazer as necessidades do sistema de saúde português, assim como dos seus profissionais, no âmbito da abordagem da dor.

Para mais informações consulte o website da Fundação Grünenthal em www.fundacaogrunenthal.pt