20/10/2023

Porto, 20 de outubro de 2023 – “Efetividade da Reabilitação Digital (SIMPLI.REHAB) na Mão com Artrite: Um Ensaio Clínico Randomizado”, da autoria de Eugénio Moita Gonçalves, é o projeto de investigação básica vencedor da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023, atribuída pela Fundação Grünenthal. Um trabalho que incide sobre a importância da reabilitação nas doenças osteoarticulares inflamatórias, que dizem respeito a um conjunto de doenças que causam dor e inflamação em diversos tecidos osteoarticulares, e que, com frequência, têm impacto na mão, pondo mesmo em causa a realização de atividades do dia-a-dia e impactando a qualidade de vida dos doentes.

Eugénio Moita Gonçalves, médico no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho e investigador no Centro Académico Clínico - Egas Moniz Health Alliance, onde está atualmente a trabalhar no projeto vencedor desta bolsa, explica que estas doenças, como a artrite reumatóide ou a artrite psoriática, caso progridam, poderão condicionar deformidades ósseas na mão, resultando numa das principais causas de incapacidade funcional em Portugal. O seu estudo aborda, por isso, programas de reabilitação ocupacional, que poderão ser essenciais no controlo das deformidades ósseas, na melhoria das limitações funcionais já existentes e na prevenção de agravamentos futuros.

A bolsa para jovens investigadores em dor, no valor de dez mil euros, é uma iniciativa da Fundação Grünenthal que visa promover a investigação em Portugal através de um incentivo aos jovens na realização de trabalhos de investigação relacionados com a temática da dor.

A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023 realiza-se no âmbito do VIII Congresso ‘Integrar para cuidar’, da APED, na Faculdade de Medicina do Porto.

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.
A Fundação desenvolve diversas iniciativas de apoio à investigação, formação e divulgação científica e social, com o intuito de sensibilizar sobre o impacto significativo do sofrimento e da deterioração da qualidade de vida dos doentes que sofrem de dor; e satisfazer as necessidades do sistema de saúde português, assim como dos seus profissionais, no âmbito da abordagem da dor.

Para mais informações consulte o website da Fundação Grünenthal em www.fundacaogrunenthal.pt