Comunicados de imprensa

27/10/2022

Lisboa, 27 de outubro de 2022 – “The Rostral Ventromedial Medulla As A Key Target Of The Maladaptive Response To Chronic Inflammatory Pain” é o projeto de investigação básica vencedor da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022, atribuída pela Fundação Grünenthal.

Da autoria da investigadora Diana Rodrigues, licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e aluna de Doutoramento no domínio de investigação No Pain no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS), o projeto tem como principal foco o papel da modulação descendente na cronificação da dor em doentes com osteoartrose.

O objetivo principal desta investigação passa por explorar as alterações celulares (neuronais e gliais), moleculares e eletrofisiológicas no tronco cerebral produzidas pela osteoartrose e obter respostas acerca de como a osteoartrose tem impacto na estrutura e função do RVM (medula rostral ventromedial), e se um tratamento farmacológico com recurso a antidepressivos pode melhorar ou modular estas alterações.

Através de uma série de técnicas comportamentais, histológicas e eletrofisiológicas, a investigadora pretendeu avaliar alterações na estrutura do RVM, no número e morfologia dos seus neurónios e células da glia, nos níveis de neurotransmissores e na resposta dos neurónios a diversos estímulos. A compreensão destes mecanismos permitirá ao desenvolvimento futuro de novas terapias que possam melhorar a qualidade de vida dos doentes com osteoartrose.

A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022 realizou-se no âmbito do Colóquio da Fundação Grünenthal, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 18 de outubro. A sessão foi dirigida pelo Professor Doutor Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal.

Promovida pela Fundação Grünenthal, a Bolsa de Jovens Investigadores em Dor destina-se a apoiar a realização de projetos de investigação básica relacionados com a temática da dor.

Sobre a Fundação Grünenthal:

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao estudo da dor e respetivo tratamento.

Para mais informações consulte www.fundacaogrunenthal.pt

Maria João Serra

ATREVIA Lisboa